quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Brincando de educar

Acredito que todos os pais já perderam horas pensando se estão criando da melhor maneira possível os seus filhos. Comigo não é diferente.

Como muitos, trabalho o dia inteiro e com isso tenho pouco tempo pra observá-la e educar da maneira que acho que seria o ideal. O que seria minha tarefa, acaba ficando nas mãos de vovós, vovôs, bisa e titia, que são amplamente conhecidos como "pais com açúcar", então as vezes o estrago é inevitável.

Preciso então, fazer o possível no pouco tempo que passo com ela, para moldar a personalidade (se é que isso é possível) e transformá-la em um adulto com princípios e valores morais e éticos de acordo com o padrão que considero aceitável, pois sempre deixei claro (e isso é evidente a todos os que convivem comigo) que não tenho a mínima paciência com crianças birrentas e mal-educadas.

Minha filha tem hoje 2 anos e 7 meses, ou seja, está no auge da birra e da tentativa de auto-afirmação.

Ela sempre foi uma criança extremamente fácil de lidar. Nunca teve cólicas, nunca foi chorona, sempre dormiu a noite inteira e esbanjou sorrisos. Em uma comunidade do Orkut que eu participo as minhas amigas apelidaram a Ana Clara de "bebê sonho".

Embora muito "boazinha", ela tem uma personalidade forte e deixa isso claro pra todos que quiserem ver.

Ela sabe se impor desde bem pequena, demonstra muito bem quando não gosta de algo e quando se sente contrariada bota a boca no trombone... antes com choros comuns a crianças pequenas e agora, além de choro com lágrimas de crocodilo, preciso lidar também com seus argumentos muitas vezes bem convincentes...

De uns meses pra cá, com o tal terrible twos, ela vem demonstrando ainda mais o quanto educar uma criança é dificil, por mais compreensiva e obediente que essa criança seja.

Seguindo então a idéia de um dos dindos, criei o blog pra contar um pouquinho as minhas experiências na educação da Ana Clara, as reboladas que já precisei dar pra responder aos seus "porquês" intermináveis e também as dificuldades nas pequenas tarefas do dia-a-dia. Na esperança de trocar uma idéia com todos que lerem e se sentirem a vontade pra comentar, opinar e talvez até me dar um puxão de orelhas.

Cada vez que preciso repreendê-la por algum motivo, imediatamente penso que criar é fácil, difícil mesmo é educar!!!

Convidei minha amiga Dedra, mam
ãe do Bruno que tem 3 anos e 8 meses, pra me ajudar com o blog. Assim, teremos aqui a visão de uma mãe de menino e de uma mãe de menina, com todas as alegrias e dissabores que a maternidade proporciona...

Nenhum comentário: